imovel.vc imobiliaria.vc
Loader

Ações sustentáveis podem valorizar o setor da construção civil?


Informações e curiosidades Mercado Imobiliário 30 de Julho de 2018



A questão ambiental tem sido amplamente discutida na área da construção civil. A sustentabilidade tornou-se palavra-chave, despertando o interesse de diversificados setores da economia. Você já havia reparado como nunca se falou tanto na importância de construções sustentáveis como nos últimos tempos?



É cada vez mais comum a existência dos chamados “empreendimentos verdes” que em seu projeto dão atenção especial à redução dos impactos causados ao meio ambiente utilizando, por exemplo, tintas sem solvente, captação e reaproveitamento da água da chuva, energia solar, elevadores inteligentes, entre outros dispositivos.



Uma postura mais consciente nas mais diversas etapas da construção, sem sombra de dúvidas, pode valorizar o setor, contudo é necessário ir além. Tenho a sensação de que hoje, a sustentabilidade ganhou espaço na pauta de discussão muito mais por ser um termo que está na moda do que por haver um entendimento do real sentido do conceito.



Segundo o Wikipedia “a sustentabilidade pode ser definida como a capacidade do ser humano interagir com o mundo preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras”. E ser sustentável é ter um conceito sistemático que traduz um desenvolvimento global.



Por global podemos entender que a sustentabilidade deve estar envolvida em todo um processo. Ser sustentável vai além de ter um empreendimento ecologicamente correto, é preciso compreender a sustentabilidade como um desafio essencial. Esse conceito deve estar enraizado na missão, na visão, nos valores e nas práticas das empresas.



Quer saber mais sobre sustentabilidade? Assista ao vídeo:





 



 



Percebo que a bandeira da sustentabilidade ainda é muito utilizada como uma estratégia publicitária, a fim de formar uma imagem positiva da empresa perante a opinião pública. Essa prática não seria questionável se o princípio da sustentabilidade perpassasse por todos os níveis da empresa antes de chegar ao estágio da obra.



É importante que todos os colaboradores entendam a importância de se ter um empreendimento sustentável, não porque precisam bater metas ou por ser uma obrigação, mas por compreenderem que a sustentabilidade deve fazer parte do seu cotidiano, seja na rotina da empresa ou na vida pessoal.



Para isso acontecer é necessário uma mudança comportamental, cultural e educacional. Temos que buscar a consciência de que o amanhã tem que ser sempre melhor do que o hoje. Precisamos ir em busca da evolução, respeitando os limites de nossos recursos naturais, humanos, sociais e econômicos.



Esse sentimento deveria envolver todos os setores de nossa sociedade. A construção civil é apenas um dos braços desse desenvolvimento sustentável. Se não houver uma mudança de postura, uma reeducação, de nada adiantará termos empreendimentos verdes, pois eles não serão bem aproveitados.



m 2012completamos 20 anos da realização da Eco 92, um encontro que reuniu 175 países e Organizações Não Governamentais, no Rio de Janeiropara discutir políticas de comprometimento com o desenvolvimento sustentável. E neste ano, o Brasil voltará a receber uma conferência das Nações Unidas sobre o desenvolvimento sustentável, a Rio 20, em que os líderes mundiais renovarão os compromissos assumidos em 1992.



Mas será em vão pensarmos em políticas mundiais se não houver um comprometimento pessoal e também empresarial. É preciso ter uma visão holística sobre o modo sustentável. É preciso ter visão de futuro, pensar e agir, visando um longo prazo.



Convido vocês para um desafio:



Vamos imaginar que você vá comprar um apartamento. Após uma série de pesquisas e análises, você está em dúvida entres dois imóveis. Os dois são muito parecidos e estão localizados em regiões muito boas que se enquadram nos seus objetivos.



Contudo, um foi construído de uma forma normal e custa R$ 100 mil, o outro foi construído dentro de um modelo sustentável e custa R$ 120 mil. Qual você escolheria? Por quê? Você está pensando em curto ou em longo prazo? Compartilhe conosco.



 



fonte: http://www.guilhermemachado.com/acoes-sustentaveis-podem-valorizar-o-setor-da-construcao-civil/


Compartilhe:  


CONTATO

Entre em contato conosco para conhecer nossas soluções
e aumentar o seu potencial de fechar mais negócios!

CAPTCHA Image

Contato comercial

(48) 3091-1076


Contato suporte


Todos os direitos reservados Youhome Inovação e Tecnologia LTDA - CNPJ: 18.723.413/0001-60
Termos de Uso